quinta-feira, 6 de julho de 2023

vila Timboteua 128 anos

#vila_timboteua 128 de de reconhecimento político 🎈🎉🎊

 Hoje a vila Timboteua através da lei estadual de 06 de julho de 1895,completa 128 anos de reconhecimento político.
Os primeiros colonos exploradores do município de nova Timboteua subiram o rio Peixe-Boi e se localizaram na confluência desse rio, com os igarapés Timboteu-Jaburú, em 1885, quando estes pertenciam ao município de Santarém – Novo.

Verificando a qualidade das terras e a extensão das florestas que marginavam aqueles rios e igarapés, Serafim dos Anjos da Costa, requer uma ares, cujos fundos atingiam o igarapé Timboteua onde fixou residência, juntamente com Afonso Roberto Pimentel e Manoel Maria.

Em 1886 foi efetuada a demarcação das terras requeridas por Serafim, o qual incentivou aos demais
residentes da vizinhança a fim de edificarem um povoado.

Atendido o convite de formar o povoado com risco de invasão das residências por onças e índios das tribos de Viseu e rio Guamá, os habitantes circunvizinhos se transferiram para as terras de Serafim do Anjos e formaram ali um povoado em 1892.

Interessados na construção de uma capela, já que o númnero de católicos era elevado, Serafim dos Anjos da Costa, doou uma parte das terras para que fosse erguida um oráculo, o qual foi dedicado a Nossa Senhora do Livramento.

Em 1906, os chefes políticos locais, verificando que a sede do município de Santarém-Novo estava
perdendo sua importância, expuseram o fato ao Dr. Ângelo Valente Cesarino Doce, sugerindo a mudança da sede daquele Município para uma das povoações vizinhas, de preferência a de Timboteua.

Em 1895, pela Lei Estadual n° 324 de 06 de julho, o povoado foi elevado a categoria de povoação.

Um pequeno relato de como era o cotidiano naquela época contada por alguém que viveu na época:
"Naquele tempo o todo o comércio e o movimento de mercadorias era feito através do Rio Peixe Boi, sendo Velha Timboteua o principal local de negócios. 
A família de nossa mãe morava em Taurizinho perto de Velha Timboteua.
Nosso pai que já era viúvo e circulava por aquelas bandas, soube pela Tutu que lá pelos lados de Tauarizinho tinha uma menina que poderia ser sua nova esposa. Dito e feito, nosso pai ao conhecer a nossa mãe, entãFacebook o com cerca de 14 a anos, logo se apaixonou e não tardou a pedir ao velho Levindo, mão dela em casamento. O casório não demorou muito para se realizar. Papai, então levou Mamãe para morar com ele em Timboteua.
A família da nossa mãe era toda de Taurizinho e de Velha Timboteua."

quarta-feira, 5 de julho de 2023

Ponte para colares

 Considerada uma das capitais do turismo ufológico no Brasil, Colares, no nordeste paraense, se apresenta como um destino de viagem interessante que se resume a um universo de mistérios que faz parte do imaginário local e de uma aventura contagiante por lugares com uma beleza natural exuberante.


Governador e prefeita 


ACIDENTE FATAL EM CASTANHAL

🔴Motorista de aplicativo morreu ao colidir com um caminhão na Br 316 em castanhal.Segundo informações preliminares,o acidente aconteceu enq...