Suponhamos se calcularmos uma média de 50 pessoas por ônibus que sai do município de Nova Timboteua para Santa Catarina semanalmente,sendo que sai em média um ônibus por semana;em um mês teríamos ou total de 200 migrantes para Santa Catarina e em um ano cerca de 2400 migrantes do município. Dessa forma,a longo prazo se a massa de migração continuar teremos com certeza uma "cidade deserta".
As causas desses fenômeno estão associadas a fatores econômicos e sociais. Falta de oportunidade de trabalho,desempregos falta de geração de renda. Acredita-se que as pessoas não vão para Santa Catarina por que gostar de lá. o que se percebe na realidade é que muitos têm depressão e sentem muita saudade da família e do convívio da sua terra natal precisando passar por muitas adequações para poder viver em um ambiente de uma cultura ,clima e costumes totalmente diferente do seu "jeitinho paraense"
Como nos relatou u jovem:
-A chance aqui é maior, sabe! E em Nova Timboteua não há emprego e tem poucas oportunidades,por que os políticos se preocupam consigo mesmo, se o cara for procurar, não acha não emprego .somente poucos os que são empregadas pela prefeitura enquanto o resto da população ficam a mercê,mas nós também temos família para sustentar.