Quando for para salinas, passe por Nova timboteua!
Já pensou em aproveitar as férias na região do Salgado, no caminho conhecer um pouco da História do Pará e ainda economizar 40 quilômetros? Isso agora é possível devido à reestruturação das PA's 320 e 242. Elas fazem parte da mais nova Rota Turística Belém-Bragança. São mais de 220 quilômetros de belas paisagens que fazem desta a primeira Rota Turística da Região Amazônica-Atlântica.
A primeira etapa do trabalho de sinalização da rota turística Belém-Bragança foi concluída no final do mês passado e inclui a implantação de 108 placas indicativas de atrativo turístico, trânsito, pórticos, semipórticos, painéis, e ainda sete totens metálicos em localidades dos 13 municípios que fazem parte desse roteiro. Foram mais de R$ 16 milhões investidos pelo governo do Estado, um forte atrativo para quem busca por destinos como Salinópolis, por exemplo, um dos balenários mais procurados nestas férias de julho.
Com a reestruturação, asfaltamento e sinalização da rota turística Belém-Bragança, quem trafegar pela PA-242 tem a vantagem de economizar 40 quilômetros em seu deslocamento, na comparação com o itinerário alternativo, que é a BR-316. A qualidade do asfalto, o tráfego pouco intenso e a sinalização em excelente estado foram os motivos que levaram o engenheiro agrônomo Fernando Albuquerque a escolher a via para chegar à Salinópolis. “Depois da via revitalizada é a primeira vez que passo por aqui. E a estrada está excelente. Viemos primeiro para conhecer e, claro, economizar no tempo de viagem”, enfatizou.
Já na praia do Atalaia, o mecanógrafo Gabriel Castro, que veio do município de Abaetetuba, resolveu conhecer a história da antiga estrada de ferro e também elogiou e estrutura viária. “A viagem de Abaetetuba até Salinas antes era de 360 quilômetros e hoje caiu para 320, uma economia considerável de tempo. Viemos pela estrada e achei ótimo, com o tráfego bom e, acima de tudo, segura para viajar”, opinou.
Ainda no trajeto da PA-242 é possível conhecer nove comunidades e mais de 10 balneários de água doce. A estrada tem uma bela paisagem composta de rios, igarapés, florestas, fazendas e diversos pontos com vendas de frutas, além da Ponte de Ferro do Rio Livramento, que foi preservada e ganhará mais um reforço, uma ponte mista, que ainda está em construção.
História - A Estrada de Ferro Belém-Bragança (EFB) existiu por 82 anos (1883–1965) e às margens dela estruturaram-se colônias agrícolas que destinavam sua produção ao mercado ou porto de Belém. A ferrovia foi desativada há aproximadamente 50 anos, mas até 1965 foi fundamental para o escoamento da produção da região nordeste do estado do Pará.
Com o passar dos anos as colônias agrícolas evoluíram para categoria de municípios, com exceção de Belém, Capanema e Bragança, que já possuíam esse status (existem 13 municípios na rota entre Belém e Bragança conectados por meio da extinta malha ferroviária).
A desativação da EFB, em 1965, não somente impactou na mobilidade entre Belém e Bragança, mas também desarticulou toda uma logística de escoamento da produção que se estabelecia ao longo da ferrovia. Acabou por se transformar em um corredor de desenvolvimento, pela troca de informações, conhecimento, mercadorias e interação de pessoas. A estrada ligava a antiga estação de São Brás, em Belém, até a cidade de Bragança.
Entenda a Rota - Saindo de Belém pela BR-316 até Castanhal, dobre à esquerda em direção à Avenida Barão do Rio Branco, para entrar na rotatória e seguir pela PA-320 (estrada que vai para São Francisco do Pará). Deste ponto, o condutor segue direto, passando por Nova Timboteua, e dois quilômetros depois chegará ao trevo da PA-242 com a PA-324, seguindo por esta última para Salinas. Já para quem tem destino o município de Bragança, basta seguir caminho pela PA-308 com direção à Capanema.
domingo, 19 de abril de 2015
NOVA ROTA PARA SALINÓPOLIS PASSA PELO CENTRO DE NOVA TIMBOTEUA
POPULAÇÃO SE REVOLTA COM RESULTADO DE VOTAÇÃO PRA CASSAÇÃO DE PREFEITO
Nesta última sexta-feira a população de nova timboteua aguardava uma decisão para o futuro do município visto que desde de Dezembro ocorriam protestos e insatisfação devido à salários atrasados e outros motivos, tais fatos ganharam Repercussão nas mídias como a manifestação do SINTEP no aniversário da cidade e o afastamento preventivo do atual prefeito luís Carlos Castro pelo ministério público e as investigações de fraudes, corrupção e outros crimes que supostamente ocorriam na administração Municipal.
Durante a tarde um grande número de pessoas se aglomeravam na dependências da Câmara de vereadores e do lado de fora.
O voto contrário à cassação de luís Carlos Castro pelo senhor zé odon causou revolta na população que esperava o afastamento definitivo do prefeito (A maioria) .
Com o resultado de cinco à quatro "bagaceira" vouta ao exercício do cargo à partir de 10/05.pois ainda continua afastado por outros processos em andamento.
Ao término da cessão, vereadores que votaram na não cassação foram encurralados pela população,
ACIDENTE FATAL EM CASTANHAL
🔴Motorista de aplicativo morreu ao colidir com um caminhão na Br 316 em castanhal.Segundo informações preliminares,o acidente aconteceu enq...
-
🔴Motorista de aplicativo morreu ao colidir com um caminhão na Br 316 em castanhal.Segundo informações preliminares,o acidente aconteceu enq...
-
NOTICÍA DO DIA PARA TODOS OS CIDADÃOS TIMBOTEUENSES! HOJE 19 de novembro de 2012, nasce um dos maiores portais de noticias do m...