terça-feira, 6 de janeiro de 2015

REVOLTA NO ANIVERSÁRIO DE NOVA TIMBOTEUA

  No dia do aniversário de 71 anos da cidade de Nova Timboteua, no nordeste do Pará, em 30 de dezembro, trabalhadores da educação do município foram às ruas, não foi para comemorar a data, mas para protestar contra salários atrasados desde novembro e também o 13º salário. Educadores garantem que a verba do Fundeb tem sido repassada regularmente à prefeitura e não entendem o porquê de o governo municipal ter conseguido “atolar-se” tanto de outubro para cá.
Fonte: http://www.ormnews.com.br/noticia/pe-na-estrada-33#.VKvZmMu5fKY

A ANTIGA ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA (EFB)

     A Estrada de Ferro de Bragança foi uma ferrovia que existiu no estado do Pará. Ligava a estação de São Brás na capital Belém à cidade de Bragança, numa extensão de 222 quilômetros em bitola de 1,00 metro.

História
A ferrovia começou a ser construída no ano de 1883 e já em 1884 foi inaugurado seu primeiro trecho, de 29 quilômetros, entre São Brás e Benevides. Em 1885, a E.F. de Bragança ganhou outros 29 quilômetros e atingiu a localidade de Itaqui, próxima a Castanhal, mas, as obras de construção ficariam paralisadas até 1901. Somente em 1908 a estrada atingiria a cidade de Bragança, chegando à sua extensão máxima.

A E.F. de Bragança pertenceu ao Governo do Estado do Pará até 1936, quando foi entregue à União Federal. Em 1957, foi uma das ferrovias formadoras da Rede Ferroviária Federal, que desativaria e suprimiria suas linhas alguns anos depois [1] .

Trajeto
A Linha Tronco da E. F. de Bragança passava pelo que hoje são os seguintes municípios, possuindo pelo menos uma estação em cada um deles

Estações
1 Belém – 0 km
2 Belém – São Braz (Central) – 5,34 km
3 Belém – Entroncamento – 10,88 km
4 Ananindeua (Parada) – 19,121 km
5 Marituba – 22,55 km
6 Canutama – (Parada) – 30,397 km
7 Benevides – 33,228 km
8 Moema (Parada) – 42,97 km
9 Santa Izabel – 46,038 km
10 Americano – 58,34 km
11 Apeú – 66,513 km
12 Km 72 (Parada) -71,17 km
13 Castanhal – 73,86 km
14 Km 80 (Parada) – 79,855 km
15 Anhanga – 88,703 km
16 Granja Eremita (Parada) – 100,999 Km
17 Jambu-açú (Parada) – 108,854 Km
18 Igarapé-açú – 116,402 Km
19 1° Caripy (Parada) – 121,368 Km
20 2° Caripy (Parada) – 124,813 Km
21 São Luiz – 133,571 Km
22 Livramento (Parada) – 139,606 Km
23 Timboteua – 151,560 Km
24 E. Experimental (Parada) – 155,46 Km
25 Peixe-Boi – 161,704 Km
26 Capanema – 179,92 km
27 Tauari (Parada) – 196,568 Km
28 Quatipuru 207,982 Km
29 Tracuateua (Parada) 215,86 Km
30 Rio Branco (Parada) – 220,766 Km
31 Bragança 233,18 Km (Inaugurada em 7 de setembro de 1907)
Ramais
A Estrada de Ferro de Bragança possuía também três ramais: Ramal do Pinheiro (em Icoaraci - Belém), de Benfica (na atual Santa Bárbara do Pará) e de Prata (na atual Santa Maria do Pará).

Ramal do Pinheiro

32 Tapanã (Parada) – 18,480 Km
33 Sumauma (Parada) – 20,050 Km
34 Tenoné (Parada) – 20,800Km
35 Pinheiro – 26,457,18 Km
Sub-ramal Curro Maguary

36 Maguary (Parada) 26,306,90
Ramal do Prata

37 Igarapé-assú – 116,402
38 Prata – 20,777 Km
Ramal Benjamin Constant

39 Bragança – 233,177,53 Km
40 Benjamin Constant – 19,175 Km
Sua estação final era Tijocas, em Bragança.
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A HISTÓRIA DE NOVA TIMBOTEUA


    Em 1888, Serafim dos Anjos Costa requereu junto ao governo provinvial área de terras onde hoje se localiza a sede municipal de Nova Timboteua. Nessa mesma época fixaram residência no lugar Afonso Roberto Pimentel e Manoel Maria. Num esforço conjunto, os pioneiros atrairam novos moradores e, em 1892 e núcleo já estava dilatado.

A Lei nº324, de 6 de julho de 1895, reconheceu oficialmente o povoado de Timboteua. A população entrou en decadência e foi extinta, em 1906, em função da construção da Estrada de Ferro de Bragança, que passava alguns quilômetros dali.Surgiu um núcleo às margens da estrada de ferro, localidade anteriormente denominada de Tabuleta, por causa da existência de um marco da quilometragem da via férrea. Em 1915, devido ao progresso, a localidade de Tabuleta atingiu a condição de povoado. A denominação Tabuleta não perdurou, optando os moradores pela de NOva Timboteua, para diferenciar da "Velha" Timboteua.

O município de Nova Timboteua foi criado pelo Decreto Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, com território desmembrado de Igarapé-Açu.
Nova Timboteua é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º12'28" sul e a uma longitude 47º23'33" oeste, estando a uma altitude de 51 metros. Sua população estimada em 2004 era de 12 454 habitantes.

Ver mais:
Aniversário 30 de Dezembro
Fundação 1943
Gentílico timboteuense
Lema Sempre ao Lado do Povo
Prefeito(a) Luiz Carlos Castro (PTB)
(2013–2016)
Unidade federativa  Pará
Mesorregião Nordeste Paraense IBGE/2008 [1]
Microrregião Bragantina IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Peixe Boi,Santa Maria,Igarape Açu,Santarem Novo
Distância até a capital 130 km
Características geográficas
Área 489,859 km² [2]
População 13 660 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 27,89 hab./km²
Altitude 51 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,609 médio PNUD/2010[4]
PIB R$ 61 767,801 mil IBGE/2012[5]
PIB per capita R$ 4 408,21 IBGE/2012.

ACIDENTE FATAL EM CASTANHAL

🔴Motorista de aplicativo morreu ao colidir com um caminhão na Br 316 em castanhal.Segundo informações preliminares,o acidente aconteceu enq...