APÓS 14 HORAS SEM ENERGIA ELÉTRICA,MORADORES DA VILA SÃO PEDRO DENUNCIAM QUEDA DE CABO DA REDE ELÉTRICA EM VIA PÚBLICA.EMBORA MORADORES JÁ TENHAM ENTRADO EM CONTATO COM A CELPA O PROBLEMA NÃO FOI RESOLVIDO O QUE APRESENTA UM GRANDE PERIGO VISTO QUE SE TRATA DE UM CABO DE TRANSMISSÃO DA REDE ELÉTRICA DE AUTA VOUTAGEM.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
DENÚNCIA CELPA
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Prefeito de nova timboteua reassume o cargo
Depois de muitas controvérsias,Luís bagaceira vouta ao cargo de prefeito de nova timboteua oficialmente.
Enquanto isso ...novos secretários (aliados) assumirem os cargos nas secretarias municipais.
sábado, 9 de maio de 2015
MORADORES DE NOVA TIMBOTEUA PROTESTAM PEDINDO SAÍDA DE "BAGACEIRA"
Moradores do município de Nova Timboteua, no nordeste paraense, voltaram às ruas nesta sexta-feira (8), para pedir a cassação do prefeito Luís Carlos Castro (PTB), conhecido como Luís Bagaceira.
A manifestação foi em frente a câmara municipal, já que os vereadores, ainda hoje, podem cassar o chefe do executivo devido a denúncias de corrupção.
Na última sexta-feira (1°), em pleno feriadão do trabalhador, a população mobilizada com a saída de Bagaceira chegou a fechar a estrada que dá acesso a Salinóplis para mostrar a insatisfação com a situação.
Em um primeiro momento, a cassação do prefeito chegou a ser votada por cinco dos nove vereadores a favor. No entanto, com o percentual sendo insatisfatório a matéria foi arquivada.
Um forte aparato policial nos prédios da câmara e prefeitura garante a segurança do patrimônio público.
(DOL com informações de Cássia Medeiros/RBATV)
domingo, 19 de abril de 2015
NOVA ROTA PARA SALINÓPOLIS PASSA PELO CENTRO DE NOVA TIMBOTEUA
Quando for para salinas, passe por Nova timboteua!
Já pensou em aproveitar as férias na região do Salgado, no caminho conhecer um pouco da História do Pará e ainda economizar 40 quilômetros? Isso agora é possível devido à reestruturação das PA's 320 e 242. Elas fazem parte da mais nova Rota Turística Belém-Bragança. São mais de 220 quilômetros de belas paisagens que fazem desta a primeira Rota Turística da Região Amazônica-Atlântica.
A primeira etapa do trabalho de sinalização da rota turística Belém-Bragança foi concluída no final do mês passado e inclui a implantação de 108 placas indicativas de atrativo turístico, trânsito, pórticos, semipórticos, painéis, e ainda sete totens metálicos em localidades dos 13 municípios que fazem parte desse roteiro. Foram mais de R$ 16 milhões investidos pelo governo do Estado, um forte atrativo para quem busca por destinos como Salinópolis, por exemplo, um dos balenários mais procurados nestas férias de julho.
Com a reestruturação, asfaltamento e sinalização da rota turística Belém-Bragança, quem trafegar pela PA-242 tem a vantagem de economizar 40 quilômetros em seu deslocamento, na comparação com o itinerário alternativo, que é a BR-316. A qualidade do asfalto, o tráfego pouco intenso e a sinalização em excelente estado foram os motivos que levaram o engenheiro agrônomo Fernando Albuquerque a escolher a via para chegar à Salinópolis. “Depois da via revitalizada é a primeira vez que passo por aqui. E a estrada está excelente. Viemos primeiro para conhecer e, claro, economizar no tempo de viagem”, enfatizou.
Já na praia do Atalaia, o mecanógrafo Gabriel Castro, que veio do município de Abaetetuba, resolveu conhecer a história da antiga estrada de ferro e também elogiou e estrutura viária. “A viagem de Abaetetuba até Salinas antes era de 360 quilômetros e hoje caiu para 320, uma economia considerável de tempo. Viemos pela estrada e achei ótimo, com o tráfego bom e, acima de tudo, segura para viajar”, opinou.
Ainda no trajeto da PA-242 é possível conhecer nove comunidades e mais de 10 balneários de água doce. A estrada tem uma bela paisagem composta de rios, igarapés, florestas, fazendas e diversos pontos com vendas de frutas, além da Ponte de Ferro do Rio Livramento, que foi preservada e ganhará mais um reforço, uma ponte mista, que ainda está em construção.
História - A Estrada de Ferro Belém-Bragança (EFB) existiu por 82 anos (1883–1965) e às margens dela estruturaram-se colônias agrícolas que destinavam sua produção ao mercado ou porto de Belém. A ferrovia foi desativada há aproximadamente 50 anos, mas até 1965 foi fundamental para o escoamento da produção da região nordeste do estado do Pará.
Com o passar dos anos as colônias agrícolas evoluíram para categoria de municípios, com exceção de Belém, Capanema e Bragança, que já possuíam esse status (existem 13 municípios na rota entre Belém e Bragança conectados por meio da extinta malha ferroviária).
A desativação da EFB, em 1965, não somente impactou na mobilidade entre Belém e Bragança, mas também desarticulou toda uma logística de escoamento da produção que se estabelecia ao longo da ferrovia. Acabou por se transformar em um corredor de desenvolvimento, pela troca de informações, conhecimento, mercadorias e interação de pessoas. A estrada ligava a antiga estação de São Brás, em Belém, até a cidade de Bragança.
Entenda a Rota - Saindo de Belém pela BR-316 até Castanhal, dobre à esquerda em direção à Avenida Barão do Rio Branco, para entrar na rotatória e seguir pela PA-320 (estrada que vai para São Francisco do Pará). Deste ponto, o condutor segue direto, passando por Nova Timboteua, e dois quilômetros depois chegará ao trevo da PA-242 com a PA-324, seguindo por esta última para Salinas. Já para quem tem destino o município de Bragança, basta seguir caminho pela PA-308 com direção à Capanema.
POPULAÇÃO SE REVOLTA COM RESULTADO DE VOTAÇÃO PRA CASSAÇÃO DE PREFEITO
Nesta última sexta-feira a população de nova timboteua aguardava uma decisão para o futuro do município visto que desde de Dezembro ocorriam protestos e insatisfação devido à salários atrasados e outros motivos, tais fatos ganharam Repercussão nas mídias como a manifestação do SINTEP no aniversário da cidade e o afastamento preventivo do atual prefeito luís Carlos Castro pelo ministério público e as investigações de fraudes, corrupção e outros crimes que supostamente ocorriam na administração Municipal.
Durante a tarde um grande número de pessoas se aglomeravam na dependências da Câmara de vereadores e do lado de fora.
O voto contrário à cassação de luís Carlos Castro pelo senhor zé odon causou revolta na população que esperava o afastamento definitivo do prefeito (A maioria) .
Com o resultado de cinco à quatro "bagaceira" vouta ao exercício do cargo à partir de 10/05.pois ainda continua afastado por outros processos em andamento.
Ao término da cessão, vereadores que votaram na não cassação foram encurralados pela população,
sábado, 18 de abril de 2015
CASSAÇÃO ARQUIVADA DO PREFEITO LUÍS "BAGACEIRA"
O resultado da votação na Câmara dos vereadores ontem que decidiu que o "bagaceira" voltasse à exerceser o cargo de prefeito foi de cinco vereadores que votaram a favor da cassação e quatro contra. Esse resultado não foi suficiente para a cassação, pois era preciso seis. Os que votaram pela cassação foram chico, ieda, agnaldo, toto e orácio. E os contra a cassação foram zé odon, valdemar, edervane e george.
sexta-feira, 27 de março de 2015
quarta-feira, 25 de março de 2015
Ônibus escolar deixa alunos a pé em Nova timboteua
Ônibus sucateados com vários problemas acabam deixando alunos sem poder ir à escola.
Entre os problemas estão: vidros trincados, alta temperatura no interior dos mesmos,e neste caso problemas na bateria.
segunda-feira, 16 de março de 2015
Sem remédios
Postos de saúde sem remédios de uso contínuo como pílulas para controle de pressão arterial. ..
Vouta a se repetir o que ocorria na administração do Luiz bagaceira, esperamos que seja algo passageiro e que logo se resolva pois é muito triste vê idosos e colonos se deslocando aos postos e não receberem remédios básicos e prioritários como esses.
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015
SAIU NA WEB: PREFEITO DE NOVA TIMBOTEUA CASSADO
Seis dos nove vereadores de Nova Timboteua votaram a favor da cassação do mandato do prefeito Luís Carlos Castro (PTB), durante sessão extraordinária realizada no fim da tarde de ontem, 09, na Câmara Municipal, após duas denúncias formalizadas naquela Casa de Leis.
A primeira denúncia foi protocolada em janeiro, quando a professora Ruth Helena Fonseca formalizou a acusação de prática de nepotismo na administração de Luís Carlos Castro, que teve parecer do Ministério Público indicando seu afastamento do cargo, no dia 13 do mesmo mês. “O escritório que fazia a contabilidade da Prefeitura era do próprio chefe do controle municipal, o senhor Diego Bittencourt, filho do secretário de gestão Jorge Bittencourt, e da mãe, Maísa Bittencourt, que é concursada como assistente administrativa, mas nesta gestão estava lotada no escritório do filho, responsável pela contabilidade. Isso não podia continuar acontecendo”, explicou a denunciante Ruth Helena, que foi à sessão para ver de perto o resultado da votação.
A segunda denúncia foi anunciada ao grande público que foi até a Câmara Municipal de Nova Timboteua, durante a sessão extraordinária. A acusação consiste em infrações político administrativas, referentes às fraudes de processos licitatórios da empresa W. dos S. da Silva Serviços Eireli EPP, as quais serão apuradas pelas comissões processantes compostas, ontem, cada uma delas com três vereadores, responsáveis pela análise dos dois processos.
Enquanto as denúncias são devidamente estudadas por suas comissões, quem fica à frente da Prefeitura de Nova Timboteua é o vice Adeilson Silva (PT), que a partir de então, segundo ele, passa a ter melhores condições de pensar em gestão. “É difícil governar como se fosse o último dia, principalmente, quando encontramos uma prefeitura nas condições que eu encontrei, onde desde os salários dos servidores municipais estavam atrasados desde outubro. Já pagamos outubro, novembro, dezembro e, para a Educação, já foi pago até janeiro, mês que os demais funcionários também receberão ainda esta semana” explicou Adeilson.
Participaram da sessão os vereadores Carlos Miguel Barboza Lobo (PTB), José Ódon Muniz de Araújo (PSDB), Agnaldo Oliveira do Nascimento (PT), Antônio Manuel da Silva (PP), Iêda Maria da Silva (PRTB) e Horácio Alves Pereira Neto (PSD), tendo todos votados a favor das denúncias contra Luiz Carlos Castro.
Câmara de vereadores afasta prefeito de Nova timboteua por três meses
Uma grande multidão compareceu na Câmara de vereadores de Nova timboteua para prestigiar a votação que por unanimidade afastou o prefeito por mais três meses.
sábado, 17 de janeiro de 2015
VILA TIMBOTEUA
Imagens. Vila timboteua, também conhecida como velha timboteua, esse termo é que fez surgir o atual nome da sede do município que é" Nova" timboteua em oposição a "velha" timboteua.
A vila timboteua é bem mais tradicional do que a sede do município que só passou à de fato existir após as constituições da Estrada de ferro de Bragança .
Vila timboteua está localizada às margens do rio peixe-boi,que garante um rico sistema de extrativismo vegetal. Dos meses de agosto à Dezembro é o período da safra do açaí gerando renda para a população local assim como outras comunidades circunvizinhas.
OBRAS REINICIAM EM NOVA TIMBOTEUA
São reiniciadas as obras dos banheiros populares que estavam paradas à vários meses. Após a FUNASA investigar e toda a repercunção que se deu ao caso inclusive pelo site nova timboteua noticias, agora esperemos que de fato possa haver uma conclusão das obras.
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
SISU(CONHECENDO O SISU)
Inscrições
2.1 - Quem pode se inscrever no Sisu 1º/2015?
Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2014 e que tenham obtido nota acima de zero na redação. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.
2.2 - Participei do Sisu em etapas anteriores e fui selecionado, posso concorrer nesta edição?
Sim, caso tenha feito o Enem 2014.
2.3 - Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer no processo seletivo do Sisu 1º/2015?
Sim, caso tenha feito o Enem 2014. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.
2.4 - Como é feita a inscrição no Sisu?
A inscrição no Sisu deverá ser realizada, necessariamente, com o número de inscrição e a senha no Enem 2014. Assim, caso o candidato não se lembre de seu número de inscrição ou de sua senha, deverá recuperá-los no sítio do Enem.
2.5 - É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?
A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Sisu, e sem a cobrança de taxas.
2.6 - Qual o período de inscrição no Sisu?
O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 19 de janeiro de 2015 até as 23h59 do dia 22 de janeiro de 2015. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.
2.7 - Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?
Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2014.
É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.
2.8 - O candidato pode imprimir o comprovante de sua inscrição?
Sim. Ao finalizar a inscrição, o sistema possibilita ao candidato imprimir seu comprovante.
2.9 - Depois de concluir sua inscrição, o candidato pode modificar suas opções?
Sim. É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, de 19 a 22 de janeiro de 2015, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.
Mais informações no site oficial: http://sisu.mec.gov.br/tire-suas-duvidas#inscricoes
UFPA PS 2015 divulga resultado a partir do dia 20/01
UFPA PS 2015 divulga resultado a partir do dia 20/01
No último dia 13 de janeiro de 2015, o MEC divulgou as notas individuais do ENEM 2014, cujas notas são utilizadas como primeira etapa de aprovação no processo seletivo 2015 da UFPA (Universidade Federal do Pará). Porém, a UFPA ainda aguarda do Instituto Nacional Anísio Teixeira (Inep/MEC) o repasse específico das notas dos candidatos ao Processo Seletivo 2015. Segundo o Inep, o prazo de espera deve ser de dez dias, portanto, o resultado a UFPA PS 2015 deve ser liberado a partir do dia 20 de janeiro, ou data posterior.
Segundo informação oficial da UFPA, é necessário o repasse de dados do Inep para processar o resultado e divulgar o tão esperado “Listão” para mais de 128 mil inscritos na disputa por uma das 5.491 vagas, distribuídas em 164 cursos de graduação na capital paraense e nos campi do interior do Estado.
Sisu
Por enquanto, os candidatos podem se candidatar em uma das vagas ofertadas pela Instituição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Em 2015, cerca de 20% das vagas ofertadas pela UFPA são disponibilizadas por meio do Sisu. São 1.173 oportunidades de ingresso em 140 cursos da Federal Paraense e o prazo de inscrições estará aberto no período de 19 a 22 de janeiro. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no site do Sisu: http://sisu.mec.gov.br/
Acesse todas as notícias sobre a UFPA: http://agendadovestibular.com.br/?s=UFPA.
http://agendadovestibular.com.br/ufpa-ps-2015-divulga-resultado-partir-dia-2001/
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Como calcular a média do Enem?
Essa pergunta é bem simples de responder, mas pode ser complexa dependendo do por que se quer calcular a média das notas do Enem. A média simples é calculada somando as notas das cinco provas, incluindo a redação, e dividindo por cinco. A complexa é quando uma universidade estabelece peso para cada uma das provas, assim a média seria a soma das cinco notas dividida pela soma dos pesos.
A média simples é usada no Programa Universidade para Todos (ProUni) e na maioria dos vestibulares e processos seletivos feitos através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). No caso do ProUni, para concorrer às bolsas de estudo é preciso que a média seja pelo menos de 400 pontos, sem que a redação seja zerada, além dos pré-requisitos de renda. Algumas instituições de ensino, como a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), estabelecem pesos para cada uma das provas do Enem, que podem variar até de acordo com o curso. Por exemplo, a prova de Matemática pode ter peso maior para um curso de exatas e menor para um de humanas.
O que representa a nota?
Geralmente a média dos exames fica próxima dos 500 pontos. Portanto, quanto mais distante deste número for a nota do estudante, para cima, maior o desempenho obtido em relação à média dos participantes. Mesmo raciocínio vale para desempenho menor que 500, que aponta desempenho pior em relação ao obtido pela média.
Juiz acata pedido do MPPA e afasta prefeito e coordenador de unidade do município de nova timboteua.
Foi acatado pela justiça o requerimento do promotor de Justiça Harrison Henrique da Cunha Bezerra ajuizado em Ação Civil Pública (ACP) de responsabilização pela prática de ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Nova Timboteua, Luiz Carlos Castro, e o coordenador da Unidade de Controle Interno do município, Diego de Souza Bittencourt. A ACP com pedido liminar de afastamento do cargo público e nulidade do ato administrativo, apresentada no dia 9 de janeiro de 2015, pedia que ambos fossem afastados de seus cargos e que a nomeação irregular de Diego Bittencourt fosse anulada. Segundo a decisão, o prefeito e o coordenador da Unidade de Controle Interno do município de Nova Timboteua devem ser afastados por 90 dias, sem prejuízo a suas remunerações salariais. O afastamento se faz necessário para evitar o perecimento de provas, influência sobre testemunhas, notadamente quando o agente público detém poder de mando ou de influência sobre as provas, afirma o juiz Rômulo Leite. A fundamentação é que Diego de Souza Bittencourt não poderia assumir o cargo ao qual foi nomeado sem prévia aprovação em concurso público. A nomeação na função de confiança na coordenação da Unidade de Controle Interno deveria ser feita dentre os servidores ocupantes de cargo efetivo. Além disso, segundo a Lei Municipal nº 322/2014, a coordenação da unidade não poderia ser ocupado por servidor que exerça qualquer outra atividade profissional. Ocorre que Diego de Souza Bittencourt é contador e proprietário da empresa D.S.B Serviços Contábeis. Segundo o promotor de Justiça Harrison Bezerra, a violação as regras de ingresso no serviço público devem implicar na nulidade do ato de nomeação e na punição de seu agente executor. Ora, o prefeito Luiz Carlos Castro é a autoridade responsável pelo ato administrativo ilegal que admitiu o ingresso de forma irregular no serviço público, explica o promotor de Justiça. Diego de Souza Bittencourt, além de beneficiário direto do ato administrativo agora reputado como ilegal, também concorreu para o ato de improbidade administrativa, perfazendo sua legitimidade passiva na presente demanda judicial, completa. Linha do tempo No ano de 2014 foi realizada pelo Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) atividade fiscalizatória junto ao Poder Executivo Municipal para apurar a existência da prática de nepotismo em seus quadros. Nesta, foram exonerados através de Decretos Municipais, Jorge Miguel Faro Bittencourt e Maiza Helena de Souza Bittencourt do cargo comissionado/função gratificada que ocupavam. Eles são, respectivamente pai e mãe de Diego de Souza Bittencourt, que pemaneceu no cargo comissionado de assistente técnico financeiro. Em novembro de 2014 Luiz Carlos Castro encaminhou ofício à promotoria informando que Diego de Souza Bitencourt, até então ocupando o cargo de assistente técnico financeiro, havia sido nomeado Coordenador da Unidade de Controle Interno por preencher todos os requisitos legais. No mês de dezembro o MPPA requereu, por meio de ofício, a imediata adequação do caso aos preceitos da Lei nº 322/2014. No mesmo mês o gestor municipal respondeu informando que a nomeação se deu para cumprir as exigências do Tribunal de Contas para a aprovação das contas municipais. Em 8 de janeiro de 2015 foi realizada uma reunião na promotoria na presença do prefeito municipal, procurador do município, de dois vereadores e dos secretários de educação e finanças, cujo objetivo era encontrar uma solução para o grave problema dos constantes atrasos na folha de pagamento dos servidores municipais. Durante a reunião, o secretário de finanças Ademilson Silva Oliveira declarou na presença de todos que a folha de pagamento dos servidores municipais era confeccionada no escritório de contabilidade do réu Diego de Sousa Bittencourt. No dia 09 de janeiro de 2014, o secretário de finanças novamente compareceu à promotoria para prestar esclarecimentos sobre o panorama financeiro do município e as razões dos constantes atrasos salariais. Na ocasião, afirmou que recebia a folha de pagamento pronta na sede do escritório D.S.B serviços contábeis, ora das mãos de Jorge Miguel Faro Bittencourt, ora das mãos de Maiza Bittencourt. No entanto, a folha de pagamento dos servidores deveria ser rodada nas repartições da Prefeitura Municipal. O secretário de finanças declarou também que foi abordado na Prefeitura Municipal por Luiz Carlos Castro, por Jorge Miguel Bittencourt e pelo Secretário de Administração Antônio Maia Melo, sentindo-se intimidado. Apenas um dia após a declaração do secretário de finanças feitas reunião onde estava presente o prefeito e outras autoridades do município, de que a folha de pagamento era rodada no escritório de Diego Bittencourt, Luiz Castro enviou um ofício informando que a folha estava sendo rodada no departamento de recursos humanos da prefeitura e não no escritório de Diego e que a responsável pela sua elaboração seria Maiza Bittencour.
http://www.mppa.mp.br/index.php?action=Menu.interna&id=4676&class=N
Adeilsom Raimundo Pessoa da Silva, 34 anos (PT), vice-prefeito de Nova Timboteua (PA) município distante cerca de 146 quilômetros de Belém, assumiu a administração na manhã desta Terça-feira (13). O cargo foi passado a ele após a cassação do mandato do prefeito Luiz Carlos Castro ou Luiz Bagaceira (PTB) pelos vereadores. O processo foi instaurado a partir de denúncias formalizadas ao legislativo.
O prefeito afirma ter ficado surpreso e alega que o executivo sabia que tramitava na Câmara uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), mas não esperava que o processo culminasse na cassação. "Na minha opinião foi uma decisão drástica e precipitada, principalmente pelos motivos. Nunca vi na história do Brasil cassar o mandato de um prefeito dessa forma", disse o prefeito.
Bagaceira ressaltou ainda que espera reverter a situação e garantiu que deve manter nos cargos os secretários e servidores comissariados.
A Policia Militar do Município de Peixe Boi, foi deslocada para prestar apoio aos policiais de Nova Timboteua.
terça-feira, 6 de janeiro de 2015
REVOLTA NO ANIVERSÁRIO DE NOVA TIMBOTEUA
No dia do aniversário de 71 anos da cidade de Nova Timboteua, no nordeste do Pará, em 30 de dezembro, trabalhadores da educação do município foram às ruas, não foi para comemorar a data, mas para protestar contra salários atrasados desde novembro e também o 13º salário. Educadores garantem que a verba do Fundeb tem sido repassada regularmente à prefeitura e não entendem o porquê de o governo municipal ter conseguido “atolar-se” tanto de outubro para cá.
Fonte: http://www.ormnews.com.br/noticia/pe-na-estrada-33#.VKvZmMu5fKY
A ANTIGA ESTRADA DE FERRO DE BRAGANÇA (EFB)
A Estrada de Ferro de Bragança foi uma ferrovia que existiu no estado do Pará. Ligava a estação de São Brás na capital Belém à cidade de Bragança, numa extensão de 222 quilômetros em bitola de 1,00 metro.
História
A ferrovia começou a ser construída no ano de 1883 e já em 1884 foi inaugurado seu primeiro trecho, de 29 quilômetros, entre São Brás e Benevides. Em 1885, a E.F. de Bragança ganhou outros 29 quilômetros e atingiu a localidade de Itaqui, próxima a Castanhal, mas, as obras de construção ficariam paralisadas até 1901. Somente em 1908 a estrada atingiria a cidade de Bragança, chegando à sua extensão máxima.
A E.F. de Bragança pertenceu ao Governo do Estado do Pará até 1936, quando foi entregue à União Federal. Em 1957, foi uma das ferrovias formadoras da Rede Ferroviária Federal, que desativaria e suprimiria suas linhas alguns anos depois [1] .
Trajeto
A Linha Tronco da E. F. de Bragança passava pelo que hoje são os seguintes municípios, possuindo pelo menos uma estação em cada um deles
Estações
1 Belém – 0 km
2 Belém – São Braz (Central) – 5,34 km
3 Belém – Entroncamento – 10,88 km
4 Ananindeua (Parada) – 19,121 km
5 Marituba – 22,55 km
6 Canutama – (Parada) – 30,397 km
7 Benevides – 33,228 km
8 Moema (Parada) – 42,97 km
9 Santa Izabel – 46,038 km
10 Americano – 58,34 km
11 Apeú – 66,513 km
12 Km 72 (Parada) -71,17 km
13 Castanhal – 73,86 km
14 Km 80 (Parada) – 79,855 km
15 Anhanga – 88,703 km
16 Granja Eremita (Parada) – 100,999 Km
17 Jambu-açú (Parada) – 108,854 Km
18 Igarapé-açú – 116,402 Km
19 1° Caripy (Parada) – 121,368 Km
20 2° Caripy (Parada) – 124,813 Km
21 São Luiz – 133,571 Km
22 Livramento (Parada) – 139,606 Km
23 Timboteua – 151,560 Km
24 E. Experimental (Parada) – 155,46 Km
25 Peixe-Boi – 161,704 Km
26 Capanema – 179,92 km
27 Tauari (Parada) – 196,568 Km
28 Quatipuru 207,982 Km
29 Tracuateua (Parada) 215,86 Km
30 Rio Branco (Parada) – 220,766 Km
31 Bragança 233,18 Km (Inaugurada em 7 de setembro de 1907)
Ramais
A Estrada de Ferro de Bragança possuía também três ramais: Ramal do Pinheiro (em Icoaraci - Belém), de Benfica (na atual Santa Bárbara do Pará) e de Prata (na atual Santa Maria do Pará).
Ramal do Pinheiro
32 Tapanã (Parada) – 18,480 Km
33 Sumauma (Parada) – 20,050 Km
34 Tenoné (Parada) – 20,800Km
35 Pinheiro – 26,457,18 Km
Sub-ramal Curro Maguary
36 Maguary (Parada) 26,306,90
Ramal do Prata
37 Igarapé-assú – 116,402
38 Prata – 20,777 Km
Ramal Benjamin Constant
39 Bragança – 233,177,53 Km
40 Benjamin Constant – 19,175 Km
Sua estação final era Tijocas, em Bragança.
SAIBA MAIS EMPESQUISAS GOOGLE:
https://www.google.com.br/search?client=ms-android-om-lge&source=android-unknown&hl=pt-BR&oq=Estrada+de+Ferro+de+Bragan%C3%A7a+em+nova+timboteua&aqs=mobile-gws-lite..&q=Estrada+de+Ferro+de+Bragan%C3%A7a+em+nova+timboteua
A HISTÓRIA DE NOVA TIMBOTEUA
Em 1888, Serafim dos Anjos Costa requereu junto ao governo provinvial área de terras onde hoje se localiza a sede municipal de Nova Timboteua. Nessa mesma época fixaram residência no lugar Afonso Roberto Pimentel e Manoel Maria. Num esforço conjunto, os pioneiros atrairam novos moradores e, em 1892 e núcleo já estava dilatado.
A Lei nº324, de 6 de julho de 1895, reconheceu oficialmente o povoado de Timboteua. A população entrou en decadência e foi extinta, em 1906, em função da construção da Estrada de Ferro de Bragança, que passava alguns quilômetros dali.Surgiu um núcleo às margens da estrada de ferro, localidade anteriormente denominada de Tabuleta, por causa da existência de um marco da quilometragem da via férrea. Em 1915, devido ao progresso, a localidade de Tabuleta atingiu a condição de povoado. A denominação Tabuleta não perdurou, optando os moradores pela de NOva Timboteua, para diferenciar da "Velha" Timboteua.
O município de Nova Timboteua foi criado pelo Decreto Lei nº 4.505, de 30 de dezembro de 1943, com território desmembrado de Igarapé-Açu.
Nova Timboteua é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º12'28" sul e a uma longitude 47º23'33" oeste, estando a uma altitude de 51 metros. Sua população estimada em 2004 era de 12 454 habitantes.
Ver mais:
Aniversário 30 de Dezembro
Fundação 1943
Gentílico timboteuense
Lema Sempre ao Lado do Povo
Prefeito(a) Luiz Carlos Castro (PTB)
(2013–2016)
Unidade federativa Pará
Mesorregião Nordeste Paraense IBGE/2008 [1]
Microrregião Bragantina IBGE/2008 [1]
Municípios limítrofes Peixe Boi,Santa Maria,Igarape Açu,Santarem Novo
Distância até a capital 130 km
Características geográficas
Área 489,859 km² [2]
População 13 660 hab. IBGE/2010[3]
Densidade 27,89 hab./km²
Altitude 51 m
Clima Não disponível
Fuso horário UTC−3
Indicadores
IDH-M 0,609 médio PNUD/2010[4]
PIB R$ 61 767,801 mil IBGE/2012[5]
PIB per capita R$ 4 408,21 IBGE/2012.
sexta-feira, 2 de janeiro de 2015
SINTEPP-NOVA TIMBOTEUA FAZ PROTESTOS
A manifestação ocorreu para reivindicar os direitos dos trabalhadores na área da educação, visto que os mesmos estão sendo deslavaloizados e desrespeitados pela administração Municipal que constantemente atraza os pagamentos da categoria, muitos reclamam que apenas uma parcela recebeu o valor referente ao mês de novembro, isso somente para alguns professores,enquanto a equipe de apoio muitos como vigias, serventes, entre outros, estariam com seus salários atrasados .
Muitos temendo receber seus salários apenas ano que vem, saíram as ruas para manifestar seus desapontamentos com a atual administração e suas reivindicações que são simplesmente receber pelo que trabalharam.
Esses funcionários não precisam ficar implorando para receber o que lhes é de direito. Existem casos de pais de família passarem o Natal sem uma digna ceia por não terem dinheiro para comprar embora já tenham trabalhado pra isso. É hora da prefeitura Municipal de nova timboteua dar o devido valor que os funcionários da rede pública merecem, principalmente na área da educação. O que é que a administração Municipal de nova timboteua está ensinando para as futuras gerações! Qual herança estão deixando para as crianças? para os jovens que não tem oportunidades nessa cidade e precisam deixar seus familiares e correr perigo em outras cidades? os pais de família que teem de se tornar imigrantes porque sua terra não lhe deu oportunidades?. É hora de repensar valores, o que estão fazendo de nova timboteua? E quando tempo vai passar para recuperar o tempo perdido e o atraso político deixado por más administrações que se aproveitam do tempo que lhes resta para calsar desordem e instabilidade em nosso município sem pensar nos outros pois pensam somente em seus próprios ventres, são como cães gulosos que nunca se podem fartar, com uma menoria que se aproveitam das sobras das mesas de seus senhores,enquanto o povo sofre.
Isso tudo a imprensa não divulga, porque? Ela também tem seus motivos. Mas o que não pode é o povo se acomodar,pois isso é o que querem, mas quando o povo se uni, passa a ter voz e vez. Também devem lembrar de tudo isso nos tempos políticos, nas campanhas eleitorais, porque muitos dos que agora oprimem e constrangem a população, são os mesmos que em 2016 vão chegar até você como ovelhas, mas são lobos.
"Não acabem com nossa cidade! "
ACIDENTE FATAL EM CASTANHAL
🔴Motorista de aplicativo morreu ao colidir com um caminhão na Br 316 em castanhal.Segundo informações preliminares,o acidente aconteceu enq...
-
🔴Motorista de aplicativo morreu ao colidir com um caminhão na Br 316 em castanhal.Segundo informações preliminares,o acidente aconteceu enq...
-
NOTICÍA DO DIA PARA TODOS OS CIDADÃOS TIMBOTEUENSES! HOJE 19 de novembro de 2012, nasce um dos maiores portais de noticias do m...